dalua2

Um guia para plantar, colher, adubar, podar, tudo na época certa, baseando-se nas fases da lua.


POR QUE BAIXAR ESTE GUIA

Cientistas são muito controversos quanto ao assunto e poucos estudos de fato foram realizados em busca do esclarecimento. Não obstante, as principais teorias a cerca da influencia da lua nas plantas baseiam-se:

  • Na força gravitacional da lua sobre o planeta terra e principalmente sobre os líquidos (o que já é comprovado com relação aos oceanos, resultando nas marés);
  • Na diferença da força gravitacional da lua com relação à do sol, sobre a terra;
  • Na luminosidade da lua sobre as plantas, o solo e o ambiente como um todo.

O fato é que há milênios, diferentes povos e culturas, tem se utilizado das fases da lua e acreditam na sua influência sobre as plantas, os cabelos, os ciclos menstruais, os partos, entre outros. Vamos aprender com eles? Abaixo entenda como cada fase atua sobre as plantas e quais as tarefas comuns de jardim a se tomar em cada uma delas.

Raquel Patro

COMO SÃO
AS FASES DA LUA

fases_da_lua

Há dois principais movimentos e dois auges, por assim dizer, de forma que podemos separar os eventos da lua. O movimento crescente, que se inicia logo após o auge da lua nova, chega na metade do caminho na lua crescente e atinge seu ápice na lua cheia, e o movimento minguante, que se inicia logo após o auge da lua cheia, chega na metade do caminho na lua minguante e atinge seu ápice na lua nova. Entendendo estes movimentos fica mais fácil entender o porque das diferentes atividades de jardinagem em cada fase.

Perfil.fw

Raquel Patro

Ela é jardineira, paisagista e palestrante, conhecida por ser editora do maior site sobre plantas em língua portuguesa, o Jardineiro.net. Ela não se cansa de estudar sobre as plantas e seus usos, assim como qual a melhor forma de cultivá-las e arranjá-las em aprazíveis jardins.

É formada em Medicina Veterinária pela UFRGS, mas foi a paixão pelas plantas que direcionou sua carreira. Seu interesse pelas plantas é herança de sua mãe, que a carregava ainda menina por cursos de jardinagem e floriculturas, na região metropolitana de Porto Alegre/RS.

Na veterinária, acabou se interessando pelas abelhas, e seu intenso trabalho de voar de flor em flor. Ainda na faculdade, acabou projetando e executando cinco jardins residenciais, seus primeiros trabalhos, o que lhe rendeu experiência e conhecimento. Assim, o interesse se tornou uma paixão e o hobby floresceu em um negócio. Ela utiliza práticas sustentáveis de jardinagem e as incorpora nos seus projetos, cursos e consultorias.

Faça agora mesmo o download gratuito do 
"Calendário da Lua 2020"


Suas informações estão seguras.